sábado, 5 de maio de 2018

CENTENÁRIO DA DIOCESE DE NAZARÉ É CELEBRADO NA ALEPE

                                                 
                                                                                    FOTO DE :KEROL CORREIA


 Desmembrada da Arquidiocese de Olinda e Recife, em 1918, a Diocese de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, chega este ano ao seu centenário. A data foi comemorada, nesta quinta dia 3 de Maio, com uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa.


 A proposição partiu do Deputado Antônio Moraes (PP). 


Para celebrar o primeiro século da diocese, a Igreja Católica organizou uma agenda de festividades até agosto deste ano. Entre as iniciativas estão o lançamento da Revista dos 100 Anos, a emissão de selo comemorativo pelos Correios e a realização de um Congresso Eucarístico Diocesano. 


Atualmente, a diocese está sob a responsabilidade do Bispo Francisco de Assis Dantas de Lucena. O deputado Joaquim Lira (PSD), que presidiu a cerimônia, afirmou que toda a comunidade católica dos municípios do Agreste e da Mata Norte associa-se às festividades. “A Assembleia cumprimenta a todos da diocese, que sedia quatro regiões pastorais”, frisou.


 Antônio Moraes ressaltou a importância de a Assembleia Legislativa de Pernambuco  reverenciar o centenário. “São cem anos de evangelização, em que vários bispos fi zeram história trabalhando numa região canavieira muito pobre. É uma igreja que tem a responsabilidade por 18 paróquias, e com um vínculo muito grande com a questão social”, observou. 


Dom Francisco de Assis recebeu uma placa comemorativa da Alepe. O religioso agradeceu a iniciativa do Legislativo. “É um reconhecimento por tudo que a Diocese tem feito pela comunidade de Nazaré da Mata”, ressaltou.


Com informações do Diário Oficial de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário