quarta-feira, 16 de agosto de 2017

CORONEL BARBOSA VENCE PROBLEMA DE SAÚDE E PUBLICARÁ LIVRO FALANDO SOBRE A HISTÓRIA DE SALGADINHO

                                                                    Imagem/ Arquivo Pessoal do Coronel Barbosa



Em Entrevista à nossa Equipe de Redação hoje à tarde em sua Residência no Bairro do Cordeiro em Recife, o Salgadinense Severino Barbosa -Coronel Barbosa- alegre e sorridente nos contou com entusiasmo detalhes sobre o Livro que publicará no dia 13 de outubro de 2018.


 Com o Título AMOR FILIAL À DOCE TERRA SALGADINHO, O Autor conta no Livro acontecimentos no Município que marcaram Época, bem como o Amor e o Respeito que possui à sua Terra Natal. 



 SOBRE O AUTOR


Severino José do Carmo Barbosa, natural do Sítio Muruabeba na Zona Rural de Salgadinho, nasceu no dia 27 de Novembro de 1951, filho do Senhor Zezinho do Carmo e Dona Alice Barbosa, Casado com a Senhora Vanda, tem Três filhos e Quatro  Netos mais um vindo em Novembro. Iniciou os estudos em 1955 na Escola da Professora Alaíde Belarmino, aos 13 anos de idade recebeu o convite do Monsenhor Jonas, Pároco da Paróquia de João Alfredo, para tornar-se Seminarista, algo que abriu a porta do futuro para o então Jovem que desde os 6 anos de idade era fascinado pela Literatura e Filosofia. No entanto, Coronel Barbosa não continuou na vida Sacerdotal, engajando-se na vida Militar. 




A CARREIRA MILITAR



Coronel Barbosa ingressou na Carreira militar no dia 8 de Março de 1971 quando devidamente Matriculado  no Curso de Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco iniciou os estudos na área Militar, em 1973 formou-se em aspirante da PM, Três anos após tornou-se instrutor de ensino na PM/PE e começou a servir na Cavalaria, sempre assíduo e esforçado em 1990 quando era major da PM/PE  serviu no Batalhão de Salgueiro no Sertão de Pernambuco, no  ano de 1994 o então Tenente-Coronel passou a exercer a função de Comandante da Cavalaria  , cargo que honrou-o com diversas condecorações por diversas Polícias Militares do País. A Competência do Salgadinense o fez merecer em 1996 a Função de Comandante da Academia da PM/PE, em abril de 1997 Severino Barbosa recebeu  Patente de Coronel da Polícia Militar de Pernambuco, ano em que passou a ser o Diretor de Ensino da PM/PE, indo no ano de 2001 para a reserva.



VIDA ACADÊMICA E LITERÁRIA 
 

O Coronel Barbosa é formado em Teologia pela UNICAP(1991) ,Letras pela FAFIRE(1994),  Especialista em Administração Escolar pela UFRPE(1999), Mestre em Políticas Públicas pela FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO(2003), professor do Instituto de Ensino Superior de Olinda-IESO, Autor de Diversos  Livros entre os quais destacam-se : SE VOS AMARDES, Editora Comunigraf , 2003;TATUAGENS DA ALMA ,Editora Universitária da UFPE,2006;  


Coronel Barbosa também é considerado um Maestro no que diz respeito à Música em Salgadinho, pois ele é Autor e Compositor da letra e Música do hino do município de Salgadinho que com o Mérito dele conseguiu autorização do Comandante da Polícia Militar de Pernambuco  em 2005 para que a Orquestra da Polícia Militar de Pernambuco tocasse o Hino da Cidade no Centro de Salgadinho, no dia em Comemoração à Emancipação Política, dia 20 de dezembro de 2005, Conforme entrevista do Coronel à nossa Equipe.  Além disso, ele também é autor da Letra e é compositor do Hino da Escola Municipal Presidente Médici e o Hino de Nossa Senhora Das Dores, Padroeira de Salgadinho.



O PROBLEMA DE SAÚDE E A RECUPERAÇÃO

 
Em 2014 o Coronel Barbosa quando estava em Itamaracá com sua Esposa   sofreu um Acidente Vascular Cerebral sendo imediatamente socorrido ao Hospital, recebendo os procedimentos hospitalares iniciais, paralisando parte das funções do lado esquerdo do corpo , com o problema  o Ex-Comandante do Batalhão da Cavalaria necessitou realizar fisioterapias , terapias ocupacionais ,além de passar por sessões com psicólogo, algo que ao longo desses três anos de Tratamento ele vem respondendo brilhantemente , com muita determinação e apoio da Esposa, Filhos , demais familiares e amigos o Eminente Severino Barbosa vence o AVC dia a dia mostrando que é possível em meio as dificuldades demonstrar garra e determinação para ultrapassar limites.
 





2 comentários:

  1. Fico muito feliz com a recuperação do amigo Barbosa, que continue confiante na presença de Deus em sua família e que cada dia receba mais e mais bençãos...

    ResponderExcluir
  2. Linda matéria! Parabéns por todas as conquistas e as vitórias diárias no que diz respeito a sua recuperação. Beijo grande. Fabíola

    ResponderExcluir